terça-feira, 29 de março de 2016

AUGUSTO COMTE



AUGUSTO COMTE

Augusto Comte foi um filósofo francês responsável pela criação do “Positivismo”, além de ter sido praticamente o criador da Sociologia. Ele buscava estudar os fenômenos sociais como sendo uma ciência pura, onde o pesquisador deveria se abster de opiniões pessoais e valores. Para ele a Sociologia a ciência mais complicada de ser estudada. Sua principal contribuição foi ter tornado a sociologia uma ciência.
Entre as principais ideais de Comte ele afirmava que os fenômenos sociais podem e devem ser percebidos como os outros fenômenos da natureza, ou seja, como obedecendo a leis gerais; entretanto, sempre insistiu e argumentou que isso não equivale a reduzir os fenômenos sociais a outros fenômenos naturais. Entender as leis que regem nosso mundo social, ajudando-nos a compreender os processos sociais e dando-nos controle direto sobre os rumos que nossas sociedades tomariam.
A partir da percepção do progresso humano, Comte formulou a Lei dos Três Estados. Observando a evolução das concepções intelectuais da humanidade, Comte percebeu que essa evolução passa por três estados teóricos diferentes: o estado ‘teológico’ ou ‘fictício’, o estado ‘metafísico’ ou ‘abstrato’ e o estado ‘científico’ ou ‘positivo’, em que:

·         No primeiro, os fatos observados são explicados pelo sobrenatural, por entidades cuja vontade arbitrária comanda a realidade. Assim, busca-se o absoluto e as causas primeiras e finais (“de onde vim? Para onde vou?”).
·         No segundo, já se passa a pesquisar diretamente a realidade, mas ainda há a presença do sobrenatural, ocorre após a revolução francesa de modo que a metafísica é uma transição entre a teologia e a positividade.
·         No terceiro, ocorre o apogeu do que os dois anteriores prepararam progressivamente. Neste, os fatos são explicados segundo leis gerais abstratas, não mais pela religião ou pela filosofia e sim inteiramente positiva, em que se deixa de lado o absoluto (que é inacessível) e busca-se o relativo.

Responsável pela criação do “Positivismo”: pode-se dizer que o conhecimento positivo busca “conhecer a realidade para saber o que acontecerá a partir de nossas ações, para que o ser humano possa melhorar sua realidade”. O método positivo, em termos gerais, caracteriza-se pela observação.
A gênese do Positivismo ocorreu no século XIX, num momento de transformações sociais e econômicas, através da propagação das atividades industriais na Europa e outras regiões do mundo.

1-      Quem foi Augusto Comte e qual a sua contribuição para as ciências sociais?
2-      O método positivo de Augusto Comte busca o que?
3-      Comte formulou a Lei dos Três Estados quais são elas e o que as caracteriza?
4-      Qual é a gênese do positivismo e qual sua relação com o modernismo?