Globalização e capitalismo
No mundo neocapitalista, surge uma comunidade interligada por relações comerciais e profissionais, provocando transformações no modo como pessoas se relacionam entre si e com o mundo ao seu redor.
– Babel, de Alejandro Iñarritu, se passa na África, América e Ásia e mostra a interdependência entre acontecimentos em diferentes continentes.
– Encontro com Milton Santos ou O Mundo Visto do Lado de Cá, de Silvio Tendler, aborda as reflexões feitas pelo geógrafo brasileiro sobre a globalização e seus efeitos negativos para os países mais pobres.
– Biutiful, também de Iñarritu, conta a história de Uxbal, que vive em um bairro pobre de Barcelona e explora imigrantes ilegais chineses e africanos, vendendo no mercado negro produtos feitos com mão de obra barata.
– Trabalho Interno, documentário vencedor do Oscar 2011, fala sobre a crise econômica atual, explicando de modo didático o sistema financeiro mundial e como a crise se desenvolveu da Islândia aos Estados Unidos.
POR UM COMÉRCIO EQUITATIVO Embora o planeta se enriqueça cada vez mais, a economia dos países do Sul não consegue erradicar o círculo vicioso da miséria, sendo excluída do mercado mundial. Frente a uma economia neoliberal submetida de fato às flutuações aleatórias do mercado, um certo número de pessoas decidiu instaurar uma maior eqüidade entre produtores e consumidores. O documentário dá a palavra aos protagonistas da produção de cacau e nos apresenta o "comércio eqüitativo" como uma outra via possível para a economia mundial, baseada em regras e valores mais humanos.
GLOBALIZAÇÃO: VIOLÊNCIA OU DIÁLOGO? Após os violentos eventos de Seattle e Gênova, por ocasião das cúpulas do G8, vêm o 11 de setembro e suas repercussões mundiais. A ideologia do Bem contra o Mal, a de uma guerra entre diferentes culturas e o confronto entre religiões também se enquadram no âmbito da globalização. Uma reflexão sobre o início do nosso século se revela indispensável, pois embora, por enquanto, as oposições entre partidários e contestadores da globalização sejam apenas verbais, não deixa de ser verdade que as visões antagonistas entre “a sociedade civil” e “os poderes instituídos” são tão generalizadas que o nosso mundo pode vir a cair na armadilha de forças que o paralisarão.
Mundo digital
As transformações causadas pelo mundo digital e redes sociais chegam até as relações humanas e mudam o modo como pessoas como a se comunicar e a interagir.
– A Rede Social conta a história de Mark Zuckerberg, estudante de Harvard que cria o Facebook, a rede social mais famosa do planeta. De personalidade difícil, o filme mostra algumas das ações controversas que levaram Mark a se tornar um jovem milionário.
– Matrix, dos irmãos Wachovski, fala de um mundo onde toda a realidade que conhecemos é uma ilusão, um programa de computador criado por máquinas para mascarar o mundo real, onde tudo foi destruído e a inteligência artificial domina os humanos.
Meio-ambiente
A sociedade capitalista e consumista vive hoje as consequências de seus atos, vendo graves problemas ambientais e o aumento da discussão sobre desenvolvimento sustentável e proteção ao meio-ambiente.
– Uma Verdade Inconveniente, documentário do ex-presidente americano e Nobel da Paz Al Gore, apresenta os problemas ambientais de forma didática e clara e alerta para um futuro problemático para o planeta.
– Surplus, documentário sueco de Erik Gandini, se vale da linguagem de videoclipes para tratar dos paradoxos e desigualdades da sociedade de consumo e de seus efeitos devastadores no meio-ambiente e no modo como as pessoas se enxergam como cidadãos e indivíduos.
– Avatar, de James Cameron, apesar de ser uma animação de ficção científica, se vale de uma metáfora para tratar dos problemas ambientais e da exploração descontrolada de recursos naturais.
ILHA DAS FLORES
Imigração
É cada vez mais comum a repressão à imigração ilegal, o choque cultural decorrente do aumento no fluxo de pessoas dos países mais pobres para os países mais ricos e os fluxos migratórios por causa de guerras e problemas ambientais.
– Entre os Muros da Escola, de Laurent Cantet, é uma ficção feita com personagens e situações reais, em uma escola francesa, e aborda as dificuldades de relacionamento e convivência entre jovens imigrantes e jovens franceses.
– Território Restrito, de Wayne Kramer, mostra a complicada situação dos estrangeiros que tentam ingressar ilegalmente nos EUA.