segunda-feira, 13 de junho de 2016

resumo recuperação sociologia Émile Durkheim

Émile Durkheim

Objeto de estudo: O Fato Social
É um fato social toda maneira de agir, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente de suas manifestações individuais. ´ 

1)Exterior: Os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos, independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente. Exemplos: o sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos; o sistema de moedas que emprego para pagar as dívidas, os instrumentos de crédito que utilizo nas relações comerciais, as práticas que sigo na minha profissão; os costumes e as leis >>funcionam independentemente do uso que deles faço
2) Coerção:  A força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem independentemente de suas vontades/escolhas;
Exemplos: idioma e a moeda usada no meu país; o modo de se vestir no meu país e na minha classe social; as leis.
Sanções: podem ser legais ou espontâneas; Legais: são as sanções Prescritas pela sociedade, soba forma de LEIS, nas quais se identifica a infração e a penalidade subsequente; Espontâneas: afloram como decorrência de uma conduta NÃO ADAPTADA à estruturado grupo ou da sociedade à qual pertence o indivíduo.
3) Geral: É geral todo fato que é geral, ou seja, que se repete em todos os indivíduos, ou, Pelo menos, na maioria deles; Os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo; Exemplos: formas de habitação; arquitetura das casas; formas de comunicação; os sentimentos e a moral coletiva.

Normal e Patológico
Finalidade da Sociologia: encontrar remédios para regularizar a vida social.
A sociedade, como todo organismo, a presenta estados normais e patológicos.
Normal: aqueles fatos que não extrapolam os limites dos acontecimentos mais gerais da sociedade; Reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população. Um fato social é normal quando: Se encontra generalizado pela sociedade; Desempenha alguma função importante para a adaptação ou evolução da sociedade.
Exemplos: O crime é um fato social normal: É encontrado em qualquer sociedade, em qualquer época. Representa a importância dos valores sociais que repudiam determinadas condutas como ilegais e as condenam a penalidades.

Patológico:  Aqueles fatos que se encontram fora dos limites Permitidos pela ordem social e pela moral vigente; Os fatos patológicos, como as doenças, são considerados transitórios e excepcionais.
Os Fenômenos Patológicos: Tudo o que tem por efeito diminuir as possibilidades da saúde; Provoca o enfraquecimento do organismo; É algo possível de evitar; Fenômenos excepcionais, encontradas numa minoria de vezes;
Exemplos: O crime é um fato social normal, porem um serial killer não, ou, um estudante que metralha uma escola e depois suicida sem motivos aparentes, um homem bomba para uma sociedade ocidental ou para muçulmanos pacíficos e patológicos, mas para radicais xiitas é um fato normal, comum o correto a ser feito.

Anomia é um estado social de ausência de normas, uma anarquia, considerando a relação entre os indivíduos e as forças do controle social.  Emile Durkheim (sociólogo francês) utilizava as taxas de desvio do comportamento e o estado da lei e punição como índices da anomia. Mesmo evitando conceitos psicológicos, acreditava que o egoísmo, a competição insaciável e a ausência de sentido e de objetivos poderiam ser apontadas como as reações prováveis dos indivíduos que vivem em uma sociedade anômica, na qual os obstáculos estão no funcionamento ordenado da sociedade.

Segundo Émile Dürkeheim a anomia social se da através da perda do sentido de dependência das outras áreas, quando o homem foca-se somente em sua especificidade e perde a noção do todo, ignorando os outros atores sociais. 
Logo o restabelecimento do bom funcionamento social só seria possível através de "corporações capazes de cumprir com a autoridade moral estabelecendo regras de conduta sobre os indivíduos". Assim a divisão do trabalho assumiria o seu caráter moral ampliando a coesão na sociedade moderna e combatendo a anomia social.