terça-feira, 29 de março de 2016

AUGUSTO COMTE



AUGUSTO COMTE

Augusto Comte foi um filósofo francês responsável pela criação do “Positivismo”, além de ter sido praticamente o criador da Sociologia. Ele buscava estudar os fenômenos sociais como sendo uma ciência pura, onde o pesquisador deveria se abster de opiniões pessoais e valores. Para ele a Sociologia a ciência mais complicada de ser estudada. Sua principal contribuição foi ter tornado a sociologia uma ciência.
Entre as principais ideais de Comte ele afirmava que os fenômenos sociais podem e devem ser percebidos como os outros fenômenos da natureza, ou seja, como obedecendo a leis gerais; entretanto, sempre insistiu e argumentou que isso não equivale a reduzir os fenômenos sociais a outros fenômenos naturais. Entender as leis que regem nosso mundo social, ajudando-nos a compreender os processos sociais e dando-nos controle direto sobre os rumos que nossas sociedades tomariam.
A partir da percepção do progresso humano, Comte formulou a Lei dos Três Estados. Observando a evolução das concepções intelectuais da humanidade, Comte percebeu que essa evolução passa por três estados teóricos diferentes: o estado ‘teológico’ ou ‘fictício’, o estado ‘metafísico’ ou ‘abstrato’ e o estado ‘científico’ ou ‘positivo’, em que:

·         No primeiro, os fatos observados são explicados pelo sobrenatural, por entidades cuja vontade arbitrária comanda a realidade. Assim, busca-se o absoluto e as causas primeiras e finais (“de onde vim? Para onde vou?”).
·         No segundo, já se passa a pesquisar diretamente a realidade, mas ainda há a presença do sobrenatural, ocorre após a revolução francesa de modo que a metafísica é uma transição entre a teologia e a positividade.
·         No terceiro, ocorre o apogeu do que os dois anteriores prepararam progressivamente. Neste, os fatos são explicados segundo leis gerais abstratas, não mais pela religião ou pela filosofia e sim inteiramente positiva, em que se deixa de lado o absoluto (que é inacessível) e busca-se o relativo.

Responsável pela criação do “Positivismo”: pode-se dizer que o conhecimento positivo busca “conhecer a realidade para saber o que acontecerá a partir de nossas ações, para que o ser humano possa melhorar sua realidade”. O método positivo, em termos gerais, caracteriza-se pela observação.
A gênese do Positivismo ocorreu no século XIX, num momento de transformações sociais e econômicas, através da propagação das atividades industriais na Europa e outras regiões do mundo.

1-      Quem foi Augusto Comte e qual a sua contribuição para as ciências sociais?
2-      O método positivo de Augusto Comte busca o que?
3-      Comte formulou a Lei dos Três Estados quais são elas e o que as caracteriza?
4-      Qual é a gênese do positivismo e qual sua relação com o modernismo?

ESPAÇO GEOGRÁFICO



1º ANO - GEOGRAFIA/ NOTURNO/ Prº ALLAN RICARDO/ atividade 1
A GEOGRAFIA
A geografia é uma ciência humana. Ela estuda o espaço geográfico, ou seja, o espaço produzido pela humanidade. A geografia estuda a disposição e evolução dos objetivos no espaço. Esses objetos podem ser físicos ou humanos.
CATEGORIAS DE ANÁLISE GEOGRÁFICA
A Geografia utiliza-se de categorias para basear os seus estudos. Trata-se da elaboração e utilização de conceitos básicos que orientem o recorte e a análise de um determinado fenômeno a ser estudado. Por exemplo, um estudo geográfico sobre determinadas disputas geopolíticas pode ser realizado tendo como base o conceito de território. Outras categorias Espaço geográfico, região, lugar, paisagem e outros.
GEOGRAFIA FÍSICA E HUMANA
Por muito tempo a geografia dividiu-se em dois lados a geografia física que estuda os elementos químicos e físicos do universo e o outro lado a geografia humana que estuda as ações do homem sobre esses elementos e sobre si.
ESPAÇO GEOGRÁFICO
A princípio existia apenas o espaço natural ou primeira natureza constituída pelos elementos inanimados (sólidos, gases e líquidos) e os seres vivos irracionais (vegetais e animais). Há 100 mil anos o homem moderno espalhou-se pelo mundo transformando-a em segunda natureza, ou natureza humanizada conhecida como antrópica.
Análise de texto
1.      O que é e qual o objeto de estudo da geografia. (quatro linhas saltar)
2.      O que são categorias de análise geográfica cite algumas. (três linhas saltar)
3.      Diferencie geografia física de geografia humana. (quatro linhas saltar)
4.      Faça um desenho que o represente o espaço natural. (cinco ou quanta desejar)
5.      Represente o espaço humano com uma imagem. (cinco ou quanta desejar)






Orientando no espaço geográfico



1º ANO GEOGRAFIA/ NOTURNO/ Prº ALLAN RICARDO/ atividade 2


Orientando no espaço geográfico

Para Para  nos orientarmos no espaço geográfico precisamos de pontos de referências podendo ser naturais (rio, montanhas ou astros...) ou artificiais (ruas, edifícios, CEP) . No caso de grandes distâncias é necessários utilizarmos aparelhos com gps, mas em situações que eles não estão disponíveis os astros são uma opção muito útil. Por exemplo, o sol que sempre nasce ao leste nascente e se põem a oeste. Então faça o seguinte aponte o seu braço direito para o nascente, o esquerdo oeste a frente o norte a sul atrás, o mesmo ocorre como a lua durante o dia.
            As constelações Ursa Menor ou estrela polar apontam para o norte e o cruzeiro do sul para o hemisfério sul. Não é possível velas em polos opostos.
            Hoje temos técnicas mais sofisticadas como a bússola criada pelos chineses no século X 1000 anos atrás. A bússola não precisa de energia ela usa a energia magnética do norte. ela tem um ponteiro imantado que sempre aponta para o norte magnético do planeta.
rosa dos ventos ou rosa-dos-ventos é uma imagem, semelhante a uma estrela, que representa os quatro sentidos fundamentais e seus intermediários. Assim considera-se o norte a 0°; o leste a 90°; o sul a 180°, o oeste a 270°, e novamente o norte a 360°. Pontos cardeais: Norte (N), Sul (S), Leste (E) e Oeste (W)
Pontos ColateraisNordeste (NE), Sudeste (SE), Noroeste (NW) e Sudoeste (SW).
Os pontos cardeais recebem outros nomes como Norte (Setentrional, Boreal), Sul (Meridional, Austral), Leste (Este, Oriente) e Oeste (Ocidente).

01-   leia com atenção:
·                     Uma forma ainda muito útil de localizar o hemisfério sul é através da estrela Polar.
·                     O Japão é conhecido como Terra do Sol nascente, pois se encontra no extremo oriente.
·                     O Sol se põe no oriente (leste) também chamando de poente.
·                     A bússola é um aparelho que tem um ponteiro que sempre aponta para o sul magnético.
Assinale a opção correta.
a) VVFF
b) FVFV
c) VFFV
d) VFVF
e) FVVF

02- Cite os pontos de referencias naturais e humanos utilizados para orientarmos no espaço? 3
03- Faça o desenho de uma pessoa utilizando o Sol para  orientar-se no espaço geográfico. 5
04- Desenhe uma rosa dos ventos e coloque as devidas siglas dos pontos cardeais e colaterais. 5
05- Quais os outros nomes dados aos pontos cardeais? 2