quinta-feira, 29 de setembro de 2016

MAX WEBER ação social

Max Weber acreditava que as motivações das ações dos indivíduos praticavam em seu convívio diário eram os principais fatores que determinariam os rumos dos processos de mudança social. Partindo desse princípio, Weber elaborou o conceito de ação social que nortearia os seus trabalhos. Weber ainda faz referência a um fenômeno de grande importância do mundo moderno e que está relacionado com as mudanças estruturais, culturais e sociais que as sociedades modernas passaram no decorrer do tempo: “a racionalização do mundo social”, isto é, mudanças profundas como a gradual construção do capitalismo e a monstruosa explosão do crescimento dos meios urbanos. Elas se dividem em Ação tradicional, ação afetiva, ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores.

Uma ação social é considerada como sendo relacionada a fins quando é tomada tendo em vista um objetivo racionalmente estabelecido, no qual o autor da ação busca atingir um resultado e, para isso, utiliza os meios necessários. A conduta científica em busca do entendimento de um fenômeno é um exemplo.

Uma ação social é entendida como sendo relacionada a valores quando o autor da ação orienta seu sentido de acordo com seus valores e convicções pessoais. O autor orienta o sentido de sua ação de acordo com o que acredita ser correto, o que pode ser observado no exercício das ações baseadas em crenças religiosas ou políticas.

A ação do tipo tradicional está alicerçada em hábitos e costumes firmados na vivência do sujeito. Age-se de determinada forma porque sempre se agiu assim.

Por fim, a ação do tipo emocional é realizada com base nas emoções do indivíduo. O objetivo é mostrar sentimentos pessoais, como o choro do luto ou a risada de momentos alegres, sem, no entanto, levar em consideração os fins que se deseja atingir.

4º BIMESTRE



 Max Weber


Max Weber (1864-1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia.

Principais realizações

- Estudos nos campos da economia, sociologia política, religião e administração pública.
- Prestou consultoria aos negociadores da Alemanha no Tratado de Versalhes.
- Prestou consultoria à comissão que redigiu a Constituição de Weimar.

Principais obras

A Ética Protestante e o espírito do capitalismo (1903) - Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921) - Estudos de Metodologia (1922) - Política como vocação

 papel da Sociologia

Afirma que o papel da Sociologia é observar e analisar os fenômenos que ocorrem na sociedade, buscando extrair desses fenômenos os ensinamentos e sistematizá-los para uma melhor compreensão, é por isso que sua Sociologia recebe o nome de compreensiva.

 diferente dos positivistas e do marxismo

Weber valorizava as particularidades, ou seja, a formação específica da sociedade; entende a sociedade sob uma perspectiva histórica, diferente dos positivistas e do marxismo, Weber não dava a mesma importância ao conflito de classes e também não submetia suas análises comparativas à noção de materialismo histórico dos trabalhos marxistas.

Ao contrário de Karl Marx, que frisava a irracionalidade do capitalismo, para Weber as instituições do capitalismo moderno podem ser consideradas como a própria materialização da racionalidade. Segundo Weber, uma das características do capitalismo moderno é a estrutura burocrática com instituições administradas racionalmente com funções combinadas e especializadas. Para o sociólogo alemão, o controle burocrático é marcado pela eficiência, precisão e racionalidade.



Fale sobre Max Weber e suas principais realizações



Quais suas principais obras?



Qual era o papel da sociologia para esse pensador:?



O que os diferenciava do positivismo e do marxismo?

O que você entende por racionalidade?

Como e quando ela é utilizada em nossa sociedade?

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Recuperação 1º bimestre 2º ano noturno



Colégio Estadual Ayrton Senna

Recuperação 2º ano noturno 1º bimestre


Disciplina: GEOGRAFIA          Allan

O trabalho deve ser individual, manuscrito perguntas e respostas, entregar ao professor com capa e cabeçalho. Cada questão vale 0,2. Entrega do dia 17/10 ao 21/10. Entrega após a data só com atestado médico.

1-Quais os países formadores da Tríplice Aliança e a Tríplice Entente?



2- O que foi a (NEP) Nova Política Econômica onde e quando foi implantada?



3- Qual foi o principal motivo da queda nas Bolsas de Valores d Nova York de 1929?



4- O socialismo foi uma resposta às crises do capitalismo.

Diga qual a ironia existente na figura da pg.20?



5- O que foi o New Deal em quem ele foi inspirado?



6- A intervenção do estado na economia é uma prática utilizada por países de todo o planeta e é chamado de Keynesianismo. O que é liberalismo econômico ou Keynesianismo e quem o criou. Pag. 21 ou 269.



7- O que é espaço vital e como essa teoria geográfica inspirou Hitler na Segunda Guerra Mundial?



8- Existia uma propaganda de que o socialismo era a salvação do mundo, já que o capitalismo só gerou crise e guerras. Do outro lado capitalismo alegava que o socialismo era uma praga.

Com base na atividade da pag. 27 responda as questões 1 e2.



9- O que é DIT divisão Internacional do trabalho?



10- O que foi o tratado de Versalhes e quais as suas implicações na Segunda Guerra Mundial?

Recuperação 1º bimestre SOCIOLOGIA



Colégio Estadual Ayrton Senna

Recuperação 1º ano noturno 1º bimestre


Disciplina: SOCIOLOGIA          Allan

O trabalho deve ser individual, manuscrito perguntas e respostas, entregar ao professor com capa e cabeçalho. Cada questão vale 0,2.  Entrega do dia 17/10 ao 21/10. Entrega após a data só com atestado médico.


1.      Quais as principais características do senso comum?

2.      Quais as principais características do conhecimento científico?

3.      O conhecimento adquirido através do senso comum é válido ou errado? Explique e justifique.

4.      Segundo Zygmunt Bauman quais as principais características do olhar sociológico?

5.      Qual a missão da sociologia? Explique e justifique.

6.      Quem foi Augusto Comte e qual a sua contribuição para as ciências sociais?

7.      O método positivo de Augusto Comte busca o que?

8.      Comte formulou a Lei dos Três Estados quais são elas e o que as caracteriza?

9.      Qual é a gênese do positivismo e qual sua relação com o modernismo?

10.    Qual a relação da sociologia com a Revolução Industrial?

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

2º ANO QUARTO BIMESTRE

4º BIMESTRE

Cap. 11

A INDÚSTRIA NO BRASIL

O processo de industrialização

A Crise de 1929

2º ano

Pg. 216


O processo de industrialização

No Brasil, a indústria deu sues primeiro passos no século XIX. A economia cafeeira, dinamizou as atividades urbanas, acumulando capital gerando empresários nacionais que  investiriam nas futuras indústrias  juntamente com a abolição da escravidão e a intensificação do processo de imigração ambos foram fatores decisivos para alavancar as atividades industriais nacionais
                São Paulo, centro das atividades cafeeiras tinha mais estrutura e capital para iniciar a indústria. Algumas indústrias eram estrangeiras, mas predominavam as nacionais, na maioria desenvolvidas por imigrantes de forma artesanais, porém a economia era ainda era agrária.

A crise de 19290 e o desenvolvimento industrial no Brasil

A crise de 1929 e 1932 levou trabalhadores a perderem o emprego, bancos faliram, e os mercados de capitais viram seus títulos se transformarem em papéis de pouco valor.
O país tina estruturado sua economia basicamente das exportações de café 70 %. Getúlio Vargas por meio de um golpe de Estado contra o domínio da oligarquia agrária, que comandara o país na primeira fase da República (1889-1930).
                O governo Vargas manteve, no início, uma política de proteção á lavoura: desvalorizou a moeda para que o produto chegasse com valor mais competitivo ao mercado externo e comprou a produção excedente, destruindo-a em seguida. O objetivo foi o de diminuir a oferta e garantir a estabilidade do preço do produto.

Atividade pg. 219