segunda-feira, 3 de outubro de 2016

A camada de ozônio e Aquecimento Global



A camada de ozônio é uma espécie de capa composta por gás ozônio (O3), sendo responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta B (UVB) emitidos pelo Sol que atingem a Terra. Essa camada é de extrema importância para a manutenção da vida terrestre, pois caso ela não existisse, as plantas teriam sua capacidade de fotossíntese reduzida e os casos de câncer de pele, catarata e alergias aumentariam, além de afetar o sistema imunológico.
Em determinadas épocas do ano ocorrem reações químicas na atmosfera, tornando a camada de ozônio mais fina, mas logo ela volta a sua forma original. Contudo, as atividades humanas têm agravado esse processo, principalmente através das emissões de substâncias químicas halogenadas artificiais, com destaque para os clorofluorcarbonos (CFCs).
Essas substâncias reagem com as moléculas de ozônio estratosférico e contribuem para o seu esgotamento. Em 1987, visando evitar esse desastre, 47 países assinaram um documento chamado Protocolo de Montreal, que passou a vigorar em 1989. Esse Protocolo tem por objetivo reduzir a emissão de substâncias nocivas à camada de ozônio.
O resultado tem surtido alguns efeitos positivos, visto que vários países pararam de fabricar o gás clorofluorcarbono (CFC), havendo uma queda de aproximadamente 80% no consumo mundial de CFC. No entanto, essa medida não é suficiente para proteger a camada de ozônio.

1.    A radiação ultravioleta (UV) do Sol  poderia causar grandes danos aos humanos. Quais são eles?
2.    Diga qual a utilidade da camada de ozônio
3.    Explique o processo de degradação desses gases.

Aquecimento Global no Brasil
Introdução 
 Alguns cientistas preveem um aumento de 4º a 5ºC na temperatura média do Brasil para os próximos 50 anos, o suficiente para provocar alterações climáticas significativas.

Principais efeitos do aquecimento global no Brasil:
- nas regiões Norte e Centro-Oeste. os incêndios em florestas da região como, por exemplo, na Floresta Amazônica;
 - Alterações nas estações do ano com pouca diferenciação entre elas. As temperaturas deverão aumentar em todas as estações, causando prejuízos na agricultura;
 - Aumento na quantidade e intensidade de tufões e furacões nas regiões litorâneas dos estados do Paraná e Santa Catarina;
- Com o aumento do nível de água dos oceanos, muitas cidades litorâneas teriam construções invadidas pela água,  por exemplo, a de Maraj;
 - Aumento das secas e da desertificação;
 - Aumento das chuvas e tempestades
 - Ecossistemas poderão ser afetados com diminuição significativa da flora e fauna;

O cenário pode ser revertido ou amenizado?
- De acordo com cientistas, estes efeitos nocivos ao clima do planeta podem ser maiores ou menores dependendo das medidas que o ser humano tomar hoje e nos próximos anos com relação à emissão de gases poluentes. Uma das medidas mais importantes seria a diminuição da emissão de gases gerados pela queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, os derivados de petróleo (gasolina e diesel) e o carvão mineral. São estes os principais causadores do aquecimento global e das mudanças climáticas.

4.    Por que as mudanças climáticas atuais são mais ameaçadoras do que as ocorridas ao longo de toda a história de Terra?
5.     Explique a charge acima com base em DUAS consequências da aceleração do Efeito Estufa no planeta.
6.    Como podemos reduzir o aquecimento global